quarta-feira, 12 de março de 2008

Arte - Expressão da Alma


A arte nasceu junto com o homem. Ao longo do tempo sentimos a necessidade de expressar nossa visão do mundo, dos nossos deuses e de nós mesmos. Como expressar nossas emoções, anseios e desejos? Como mostrar o que pensamos? O homem descobriu como responder a essas perguntas através dos valores estéticos encontrados nas artes.
Na arte todos os sentimentos podem ser expressos: beleza, harmonia, revolta, desânimo. Tudo que quisermos comunicar pode ser visto, ouvido ou simplesmente contemplado. São tantas as sensações que as artes provocam em nós! Como não se emocionar na frente de uma obra de Monet ou de Frida Khalo?
A história da arte e a história do mundo sempre andaram juntas. Nossos antepassados desenhavam nas pedras o seu modo de vida. Depois, com o passar do tempo, nos aprimoramos e com outros instrumentos encontramos a beleza da escultura, das tintas, das aquarelas. Hoje os tempos são outros: a arte é High-Tech e a arte computadorizada também uma forma de se expressar. A arte nos mostra a transformação e evolução (ou involução) do mundo! A arte é a ilustração da trajetória dos seres humanos da antiguidade à pós-modernidade.
O homem cria a arte e a arte cria o homem. Descobrimos que para estimular e distrair a nós mesmos e aos outros, não existe nada melhor do que a arte. A arte colore a vida, dá sentido a ela e nos leva para outros mundos. A arte é a terapia dos aflitos e a decoração do mundo!
Descubra a história da arte e encontrará a si mesmo. Faça arte!

(Produzido para a Exposição de Artes Plásticas na Câmara Municipal de Jundiaí)

07/03/08

Ilustração - Frida Khalo

Nenhum comentário: