segunda-feira, 18 de junho de 2007

Conexão África - Tibet



Perceba como a cultura dos países em desenvolvimento são similares. O fenômeno de transe por possessão é comum no Tibet, na África e no Brasil. Os tibetanos herdaram a prática de comunicação com os espíritos das antigas culturas xâmanicas tibetanas, que tiveram seu auge no periódo pré-budista. O fetichismo índigena tibetano era conhecido como Bön. Posteriormente a cultura Bön foi absorvida pelas escolas budistas, deixando apenas sua influência: o panteão das divindades coléricas (ou iradas), a prática do curandeirismo, a mediunidade, entre outras.


Nesta foto o médium tibetano Duldzin Kuten Lama, está em transe com uma controversa entidade tibetana chamada Dorje Shugden.


Esta entidade foi "banida" pelo 14o. Dalai Lama que acredita que este espírito é prejudicial para sua saúde e para a causa da libertação do Tibet e defendida por outros sacerdotes tibetanos como Geshe Kelsang Gyatso e Gangchen Rimpoche.


Esta controvérsia gerou um dos grandes "rachas" do budismo contemporâneo: pela primeira vez o Dalai Lama, Nobel da Paz de 1989 foi acusado de violação dos direitos humanos pelos devotos de Shugden.


(Foto: Dalai Lama e o Sacerdote Vodun Daagbo Hounan)

Nenhum comentário: